Tributação

Consultoria tributária e sua importância na gestão empresarial


A complexidade da legislação tributária no nosso país traz para os empresários e profissionais da área contábil um constante estudo e monitoramento das mudanças que, sistematicamente, ocorrem. 


A carga tributária que uma empresa influencia no preço final de venda de sua mercadoria ou serviço. Por consequência, a depender do preço praticado, a empresa será mais ou menos competitiva no mercado. 


O profissional da área contábil tem como principais tarefas o acompanhamento da legislação e a apuração de diversos tributos, tais como: IRPJ, CSLL, PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, INSS, entre outros, bem como a elaboração de diversas obrigações acessórias, entre elas: DCTF WEB, REINF, ECF, ECD, EFD CONTRIBUIÇÕES, E-SOCIAL, entre outras.


Com tanta demanda no seu dia a dia, o profissional, dificilmente, terá tempo suficiente para acompanhar todas as alterações tributárias que ocorrem e muito menos revisar os cinco últimos exercícios da empresa, a fim de encontrar possíveis créditos decorrentes de pagamentos indevidos ou possíveis débitos com os Entes tributantes.


Desta forma, surge a necessidade e a importância da revisão fiscal. O trabalho de consultoria proporcionará à empresa certeza de que está apurando e recolhendo seus tributos de forma correta. 


Por meio da revisão tributária é possível cumprir os seguintes objetivos:




  • - Identificar procedimentos incorretos praticados pela empresa, inclusive quanto ao cumprimento de obrigações acessórias.
  • - Identificar procedimentos tributários onerosos para a empresa que podem ser evitados.
  • - Conduzir a empresa para a apuração adequada dos seus tributos.
  • - Aumentar o grau de confiança, evitando surpresas desagradáveis quanto a possíveis contenciosos tributários.
  • - Identificar o risco e a probabilidade de possíveis atuações fiscais em decorrência de distorções identificadas.

O principal objetivo da revisão tributária em uma empresa é a redução de custos. Em algumas situações, inclusive, é possível, ganhos financeiros diretos por meio dos pedidos de restituição e compensação tributária.

O trabalho de revisão fiscal feito por uma empresa especializada é de suma importância para a gestão empresarial, objetivando, principalmente, a correta aplicação da legislação tributária dentro dos parâmetros legais, buscando economia tributária e adequação à legislação.


Sexta, 09 de agosto de 2019.




VOLTAR