Mercado

Sistema eSocial já conta mais de 11 milhões de trabalhadores cadastrados


Em sua primeira etapa de implantação, o eSocial já está atingindo mais de 11 milhões de trabalhadores, o que equivale a aproximadamente 25% do total esperado pelo governo. A primeira etapa, que alcançava mais de 13 mil grandes empresas privadas, se encerrou no último dia 20 de setembro, quando este grupo de contribuintes começou a recolher as contribuições previdenciárias no novo formato, que utiliza documento único de arrecadação de tributos.


O novo sistema está sendo implantado em etapas de acordo com o porte das empresas, com objetivo de permitir os ajustes necessários nos processos e sistemas internos das empresas e eventuais aperfeiçoamentos na nova plataforma.


O eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas), foi criado para facilitar a administração de informações relativas aos trabalhadores, possibilitando também às empresas um ganho de produtividade e redução de processos. Em uma única declaração vão constar todas as informações referentes às relações trabalhistas, como FGTS, Caged e Rais; previdenciárias, como GFIP e CAT; e fiscais, como a DIRF.

O segundo grupo no processo de implantação do sistema envolve mais de 2,5 milhões de empresas – aquelas com faturamento abaixo de R$ 78 milhões em 2016. Elas já realizaram o envio do evento de cadastramento inicial para o eSocial, o que reforça o sucesso do sistema.


Terça, 23 de outubro de 2018.




VOLTAR