Mercado

MEDIDA SIMPLIFICA REVISÕES DAS NBCS


O Conselho Federal de Contabilidade publicou, no Diário Oficial da União (DOU), a Resolução CFC n.º 1.548/2018, que altera a Resolução CFC n.º 1.328/2011. Esta Resolução revogou dispositivo sobre a Estrutura das Normas Brasileiras de Contabilidade no que se refere às alterações em uma NBC, Comunicado ou Interpretação Técnica.


Para alteração total de um texto, nos casos de alteração redacional de toda a norma, interpretação ou comunicado, deverá ser mantida a sigla e identificada a nova redação pela letra “R”, seguida do número sequencial. Exemplo: NBC PA 290 (R1). Já nos casos de alteração parcial, exclusão ou inclusão de item (ou itens), será editado um documento denominado “Revisão NBC”, seguido da numeração inicial 01 e seguintes (ex: Revisão NBC 01).

A medida vem simplificar o entendimento por parte dos profissionais da contabilidade às evoluções dos textos das Normas Brasileiras de Contabilidade, como também trará um impacto financeiro significativo, considerando que irá diminuir os valores gastos pelo CFC com as publicações no Diário Oficial da União, como entende o vice-presidente Técnico do CFC, Idésio Coelho Jr.

Para acessar a íntegra da Resolução CFC n.º 1.548/2018, clique aqui.


Segunda, 17 de setembro de 2018.




VOLTAR