Outras Categorias

Empresas precisam estar atentas ao declarar via DCTF Web


Ainda persistem os erros cadastrais cometidos pelas empresas e seus clientes na declaração via DCTF Web, nova plataforma online desenvolvida pela Receita Federal para padronizar informações fiscais e cruzar dados. Isso gera inconformidade entre as informações na DCTF Web e as que foram declaradas anteriormente. De acordo com o fisco, ao longo do ano passado, foram enviados 3,5 mil alertas de inconformidade, com um total de 1,8 mil regularizações. Esses alertas resultaram em um montante de R$ 1,68 bilhão retificados.


A declaração DCTF Web foi criada para juntar uma série de informações tributárias diferentes das empresas com o objetivo de facilitar o cruzamento de dados e encontrar divergências. Cada informação de nota fiscal, da Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais, EFD-Reinf ou de folha de pagamento do eSocial, gera a base tributária para débito ou crédito de imposto.


Os especialistas lembram que as informações do eSocial e do Reinf são mais detalhadas do que aquelas que o fisco exigia na antiga DCTF, o que também gera cuidado para as empresas. Há, porém, um maior controle por conta da alteração.


Segunda, 20 de agosto de 2018.




VOLTAR